PARAÍSO
CANTO XXXII
S. Bernardo esclarece a Dante a composição da rosa do Paraíso. De um lado estão os santos cristãos; do outro os hebreus, que acreditaram no Cristo que devia vir. Entre uns e outros a Virgem Maria. Embaixo de Maria, mulheres hebréias; mais embaixo as crianças mortas logo depois do batismo.
DE contemplar no seu prazer sorvido,
De instruir-me, espontâneo, se incumbia,
3 E este santo discurso há proferido:
— “A chaga, que sarou e ungiu Maria
Abrira a bela, que aos seus pés sentada
6 Divisas, do homem no primeiro dia.
“Stá na tércia fileira entronizada
Logo abaixo Raquel; resplendente
9 Ao lado Beatriz vês colocada.
“Sara, Rebeca, Judite e a prudente
Bisavó do cantor, que lamentara,
12 Miserere clamando, a culpa ingente:
“Num degrau cada uma se depara
Da rosa, folha a folha, descendendo
15 Como seu nome a minha voz declara.
“Estão, do degrau sétimo descendo,
Como de lá subindo, em seguimento
18 Hebréias, dividida a Rosa sendo:
“Formam elas, assim, repartimento,
Segundo em Cristo a fé predominara,
21 Da santa escada em todo o comprimento.
“Da parte, em que da flor se completara
Em cada folha o número, exalçado
24 Vês quem a Cristo no porvir sperara;
“Da parte, onde o hemiciclo é sinalado
De alguns lugares vagos, se apresenta
27 Quem creu em Cristo ao mundo já chegado.
“Como de um lado a divisão se ostenta,
Da Virgem pelo trono demarcada
30 E pelos mais, que a vista representa,
Yates Thompson
“Assim do oposto a sede destinada
Ao que no ermo e martírio sempre há sido
33 Santo e em dois anos da infernal estada,
“Lugar que, tem por conta, há precedido
Aos de Francisco, de Agostinho, Bento
36 E outros, de um degrau cada um descido.
“De Deus ora contempla o sábio intento:
Igualmente a fé nova e a antiga crença
39 Hão de encher o jardim do firmamento.
“Abaixo do degrau da escada imensa,
Que as divisões reparte, está sentado
42 Ninguém, porque ao seu mérito pertença,
“Mas pelo alheio, e ao modo decretado.
Seus corpos tais espíritos deixaram
45 Antes que discernir lhes fosse dado.
“Bem à luz da evidência to declaram
Pela voz infantil e pelo gesto:
48 Olha, escuta, e tuas dúvidas se aclaram.
“Duvidas e o não fazes manifesto;
Sutil pensar em nó te prende estreito;
51 Mas deste enleio vou livrar-te presto.
“Crer-se não pode em casual efeito
Do reino divinal no infindo espaço;
54 Nem há fome, nem sede ou triste aspeito.
“De eternas leis vincula tudo o laço,
E, como o anel no dedo, justamente
57 Da criação responde tudo ao traço.
“Portanto aquela prematura gente
Sine causa não sobe à vida eterna;
60 Mais ou menos, cada um entra excelente.
“Deste reino o Monarca, que o governa
De amor em tanto extremo, em tal ventura,
63 Que desejo nenhum além se interna,
“Criando, de sua face na doçura,
Os espíritos, dota-os a seu grado.
66 Isto basta saber: não mais apura.
“Ao claro está nos gêmeos demonstrado,
Que haviam, — na Escritura se refere,
69 Já no materno ventre batalhado.
“Assim a luz altíssima confere
A grinalda da Graça dignamente
72 Segundo a cor da coma, que prefere.
“Graduação, portanto, diferente
Lhes cabe sem ter méritos na vida:
75 Visão primeira os distinguiu somente.
“Nos primitivos tempos conseguida
Estava a salvação, quando a inocência
78 À fé dos pais se achava reunida.
“Às primeiras idades em seqüência,
Dos filhos trouxe às asas inocentes
81 Circuncisão, virtude e permanência.
“Depois de anunciada a Graça às gentes.
Sem batismo perfeito haver de Cristo
84 Não valeu a inocência desses entes.
“Ora atento na face, que à de Cristo
Mais se assemelha; a sua luz tão pura
87 Só te pode dispor a veres Cristo.” —
Vi chover de alegria tal ternura,
Que a Maria os espíritos levavam
90 Para voar criados nessa altura,
Que quanto os olhos antes contemplavam
Tais portentos patentes não fizera:
93 Os assomos de Deus se revelavam.
Dos anjos o primeiro, que viera,
Cantando “Ave, Maria, gratia plena”,
96 Ante Maria as asas estendera.
Respondendo à divina cantilena
De toda parte a gloriosa corte,
99 Resplendeu cada face mais serena.
— “Ó santo Pai, que a caridade forte
Em prol meu fez deixar o doce assento,
102 A ti marcado por eterna sorte,
Diz-me que anjo com tal contentamento
Da soberana a fronte olha divina,
105 No amor mostra do fogo o encendimento.” —
Desta arte inda vali-me da doutrina
Daquele, que enlevava-se em Maria,
108 Como no sol a estrela matutina.
Tornou-me: — “Alacridade e bizarria,
Quanta em anjo haver possa e nalma humana,
111 Há nele; assim nos dá suma alegria:
“Foi ele o que à bendita Soberana
Levou a palma, o filho de Deus quando
114 Quis assumir a nossa carga insana.
“Minhas vozes tua vista acompanhando,
Do justíssimo império alça aos formosos
117 Patrícios, de alto nome, venerando.
“Os dois, que acima brilham, venturosos
Por starem perto da Sob’rana Augusta;
120 São desta Flor princípios gloriosos:
“À sestra sua aquele, que se ajusta,
O Pai é que, tentado por mau gosto
123 Tanta amargura à sua prole custa.
À destra o Pai primeiro se acha posto
Da santa Igreja; as chaves lhe entregara
126 Da Rosa Cristo e o fez o seu preposto.
“E o que antes de morrer vaticinara
Duros tempos daquela amada Esposa,
129 Que por lanças e cravos se alcançara,
“Fica-lhe a par; e, junto, a glória goza
O capitão da gente ingrata, insana,
132 Que viveu de maná, revel, teimosa.
“Em frente a Pedro vês que senta-se Ana,
Tão leda a excelsa Filha contemplando,
135 Que imóveis olhos tem, cantado hosana.
“Em frente ao Pai dos homens venerando,
É Luzia: a Beatriz há suplicado,
138 Quando ias para o abismo te inclinando
“Mas da tua visão o assinalado
Tempo foge: paremos, pois, fazendo
141 Do pano, que há, vestido bem talhado.
“E para o Amor Primeiro olhos erguendo,
Saibamos se do seu fulgor no seio
144 Penetras, quanto possas te absorvendo.
“Mas, de que retrocedas no receio,
Movendo as asas, em vez de ir avante,
147 Impetra graça, de piedade cheio,
“Daquela, que em valer é tão pujante.
Em mente a voz me segue fervoroso,
Com vivo afeto e coração amante.” —
151 E esta santa oração disse piedoso:
NOTAS DO CANTO XXXII
[1] 5. A bela que aos seus pés etc. Eva.
[2] 8. Raquel, mulher de Jacob.
[3] 10-11. Sara, mulher de Abrão; Rebeca, mulher de Isaque; Judite, que livrou o povo de Israel, matando Olofernes; a prudente bisavó etc., Rute, bisavó de Davi.
[4] 32. Ao que etc., S. João Batista.
[5] 35. Francisco, Agostinho e Bento, santos fundadores de ordens religiosas.
[6] 67-69. Gêmeos, Esaú e Jacob.
[7] 79-81. Às primeiras idades etc., nos tempos que passaram de Abrão até Cristo, a circuncisão era requisito indispensável para a salvação.
[8] 82-84. Depois de enunciada etc., depois de Cristo é indispensável o batismo.
[9] 85. Na face que à de Cristo etc., Maria Virgem.
[10] 112. Foi ele o que etc., Gabriel.
[11] 122. O pai etc., Adão.
[12] 124. O pai primeiro etc., S. Pedro.
[13] 127-129. E o que etc., S. João Evangelista.
[14] 131. O capitão etc., Moisés.
[15] 133. Ana, mãe da Virgem.
[16] 137. Luzia, Santa Luzia, virgem e mártir, v. Inferno II, 97-102.
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