PARAÍSO
CANTO XXVI
O apóstolo S. João interroga Dante a respeito da terceira virtude teologal, a Caridade. Responde Dante e os seus conceitos são aplaudidos por toda a corte celeste. Beatriz reaviva no Poeta a vista que estava ofuscada. Aproxima-se Adão que lhe fala e esclarece alguns pontos duvidosos de Dante.
FOSSE já morta a vista eu receava,
Eis da fúlgida flama, que ofuscara,
3 Atento fez-me a voz, que assim falava:
— “Enquanto a força a vista não repara,
Que em minha nímia luz hás consumido
6 Compensação no discursar depara.
Gustave Doré
“Começa e diz pra onde é dirigido
Teu espírito e sabe que, se escura
9 A vista sentes, não a tens perdido;
Yates Thompson
“Pois quem te guia na divina altura
Virtude tem no olhar, como Anania
12 Nas mãos tivera, que a cegueira cura.” —
— “Quando bem lhe aprouver” — eu respondia —
“Remédio aos olhos dê, por onde a chama
15 Com ela entrou, que sempre incendia.
“O Bem, que pelo céu prazer derrama
Alfa e Ômega há sido na escritura,
18 Que amor ou forte ou leve em mim proclama.”
Aquela mesma voz, que me assegura
Não haver eu de súbito cegado,
21 Inda excitar-me a lhe falar procura.
— “Por mais estreito crivo ser passado
Deves” — disse — “e portanto denuncia
24 O que ao fito há teu arco endereçado.” —
— “Razões” — tornei — “da sã filosofia
E autoridade, que daqui descende,
27 Me influem desse amor toda a energia.
“O bem, enquanto bem, quando se entende,
Ateia amor que é tanto mais ardente,
30 Quanto mais de bondade em si comprende.
“É pois, essência, em si tanto excelente,
Que todo bem, que ser lhe possa externo
33 Reflexo é só da sua luz fulgente;
“Atrai, mais que outra, o espírito, que, terno,
Amando, conhecer pode a verdade,
36 Que desta prova é o alicerce eterno.
“Dessa verdade eu vejo a claridade
Naquele, que demonstra o amor primeiro
39 De todo ente, a quem cabe eternidade.
“Vejo na voz do Autor, só e verdadeiro,
Que de si disse, a Moisés falando:
42 — O bem te hei-de mostrar perfeito e inteiro. —
“Também tu mo revelas, começando
O sublime pregão, que à terra ensina,
45 Mais que os outros, o arcano venerando.” —
— “Pela razão” — ouvi — “pela divina
Autoridade, que com ela acorda,
48 O amor teu, e mais que tudo a Deus destina.
“Diz-me, porém: não sentes outra corda,
Que para Deus te arrasta? Faz patente
51 Com quantos dentes esse amor te morda.” —
Da Águia de Cristo não me foi latente
O propósito santo e onde queria
54 Na profissão levar-me diligente.
— “Estímulos, que possam” — lhe eu dizia —
“Para Deus impelir a humana essência,
57 Tem minha caridade noite e dia;
“Porque do mundo o ser; minha existência;
A morte que sofreu para que eu viva;
60 O que espera um cristão da fé na ardência;
“Do bem, que eu disse, a inteligência ativa,
Me afastaram do mar do amor culpado,
63 Do santo amor me conduzindo à vida.
“As flores, de que o horto é todo ornado,
Do Jardineiro eterno, eu amo tanto,
66 Quanto ele em perfeição lhes tem doado.” —
Calei-me e resoou melífluo canto
Pelo céu, que Beatriz acompanhava,
69 Dizendo todos: — Santo! Santo! Santo! —
Como pungente luz olhos destrava
Do sono, a vista, o brilho procurando,
72 Que as pálpebras descerra, invade, agrava;
E o desperto, os motivos ignorando
Da súbita vigília, olhos desvia,
75 Na mente, entanto, a reflexão calando:
Em mim, dessa arte, a névoa desfazia
De Beatriz o olhar, que pelo espaço
78 De mais de milhas mil resplendecia.
Então mais claro que antes a ver passo:
Quarta luz perto a nós, maravilhado,
81 Diviso e uma pergunta logo faço.
E ela: — “Nesse lume, ora chegado,
Seu Criador contempla a alma primeira
84 Que a Virtude primeira haja criado.” —
Qual fronde, que, ao soprar da aura ligeira,
O cimo curva e, logo após, se erguendo
87 Pela força, que a torna sobranceira,
Tal eu, essas palavras lhe entendendo
Atônito fiquei; depois seguro
90 Fez-me um desejo, que me estava ardendo.
— “Único pomo, que nasceu maduro!
Dos homens pai, que hás visto filha e nora
93 Em cada esposa então e no futuro!
“Devota e humilde a minha voz te exora!
Fala-me, pois! Do meu desejo és certo;
96 Almejo ouvir-te, e não to expresso agora.” —
Como de manto um animal coberto
Movimento, que os membros seus agita
99 Pelo envoltório, deixa descoberto:
Assim essa primeira alma bendita
Pelo tremor da sua luz mostrava
102 O prazer de agradar-me quanto a excita.
— “Não hei mister declares” — me tornava —
“Teu desejo, melhor que tu sabendo
105 Quanto a certeza em tua mente grava.
Yates Thompson
“Nesse espelho infalível estou lendo,
Em que é todo o visível refletido,
108 Cousa nenhuma o refletir podendo.
“Ouvir aspiras quando vindo hei sido
Lá no santo jardim, donde, guiado
111 Por tão comprida escada, tens subido;
“Quanto tempo ali fui deliciado;
Da cólera divina a causa vera;
114 Que idioma falei, por mim formado.
“O pomo, ó filho meu, não considera
Motivo só por si do acerbo exílio,
117 Mas ordens transgredir, que Deus me dera.
“Lá donde Beatriz moveu Virgílio
Quatro mil e trezentos e dois anos
120 A ventura anelei deste concílio.
“Do desterro senti na terra os danos,
Enquanto vezes novecentas trinta
123 Seu giro fez o sol do céu nos planos.
“Antes que a gente de Nemrod consinta
Em meter mãos à obra interminável,
126 A língua, que falei, se achava extinta.
“De homem feitura sempre perdurável
Não é; vem do capricho e um dia cessa,
129 Do céu segundo o influxo variável.
“A humana fala a natureza expressa;
Por ela o modo de falar deixado
132 Ao homem está, segundo lhe interessa.
“Antes de eu ter no inferno penetrado
El o supremo bem significava,
135 Que desta leda luz me há circundado;
“Depois em Eli o nome se mudava;
Qual rama dos mortais uso varia,
138 Sucede a folha nova à que secava.
“No monte, que mais alto ao ar se envia
Santa vida vivi, depois culpada,
Da hora prima à sétima do dia,
142 Noutro quadrante o sol fazendo entrada.”
NOTAS DO CANTO XXVI
[1] 2. Fúlgida flama, S. João Evangelista.
[2] 11. Anania; a mão de Ananias teve a virtude de restituir a vista a S. Paulo, que ficara cego pela luz do céu que o investiu (Atos dos Apóstolos IX, 10-17).
[3] 38. Naquele etc. Dante se refere ou a Platão ou a Aristóteles, em algum ponto dos seus livros no qual declaram que Deus é a suprema causa.
[4] 44-45. O sublime pregão, o Evangelho de São João.
[5] 83-84. Alma primeira, Adão; Virtude primeira, Deus.
[6] 118-120. Lá donde etc. o limbo. - Dante, seguindo o cálculo d’Eusébio, crê que da criação do mundo até a morte de Jesus Cristo passaram 5.232 anos, subtraindo dos quais os 950 que Adão viveu, ficam 4302 anos.
[7] 139-141. No monte etc., Adão viveu no Paraíso Terrestre, isto é, na parte mais alta do monte Purgatório, apenas sete horas.
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